Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

7 dicas para mulheres solteiras com filhos

as mulheres solteiras e com filhos têm diversas responsabilidades. Entre elas estão:trabalhar, educar os filhos, cuidar da casa e, principalmente, do orçamento da família. Com uma vida corrida e cheia de preocupações são elas que definem o que é prioridade em casa, mas muitas vezes, em função da rotina e dos imprevistos financeiros fica difícil organizar as contas e sair do vermelho.


Defina prioridades financeiras Pense em todas as suas contas, despesas fixas (aluguel, parcela do carro, mensalidade da escola, contas de água, luz, telefone, condomínio, entre outras) e também não esqueça de contabilizar os as despesas variáveis (passeios das crianças, presentes em geral, gastos com cartão de crédito, alimentação, combustível, estacionamento, lazer, entre outros. Veja quais são as despesas mais importantes e quais você pode cortar do seu orçamento.
Planeje-se contando com o lazer
Coloque o quanto ganha e o quanto gasta na ponta do lápis. Só assim você consegue prever situações inesperadas. Quem sabe sobra até um dinheiro para passear o seu filho ou para comprar aquele brinquedo que ele está pedindo há uns meses?
Poupe pensando no amanhã 
Economizar não significa se privar de tudo que você gosta. Você pode abrir uma poupança e se planejar para alcançar o sonho da casa própria, a faculdade do seu filho ou se preparar para viajar com o pequeno. Poupando um pouco por mês você chega lá. Quem tem filhos precisa se preocupar com o futuro dos pequenos. Procure estabelecer prazos, por exemplo, onde você deseja estar daqui cinco anos? Quer mudar de emprego? Fazer um curso? Investir em um curso de inglês para o seu filho? É importante estabelecer metas financeiras atreladas a um prazo para que os sonhos aconteçam.
Converse com o seu filho
Desde cedo é importante que as crianças aprendam a usar bem o dinheiro. Dependendo da sua situação financeira, você pode explicar que existem outras prioridades na casa e que nem sempre é possível comprar o que ele deseja. Mas lembre-se: a responsabilidade das contas é dos adultos, negocie, mas não transfira essa responsabilidade para os pequenos.
Gastos: comigo ou com ele?
A cena é bem comum: a mamãe com seus filhos olhando as vitrines de shopping. O que pesar na hora da escolha de compra, a roupinha que ele precisa ou um sapato novo para você? Nessas horas é preciso entender a diferença entre querer e precisar. E a decisão precisa considerar a situação financeira do momento. Uma dica é verificar o saldo no banco e as parcelas a vencer da fatura de cartão de crédito antes de sair para o shopping. Se a situação financeira já estiver complicada e no vermelho, é melhor evitar compras desnecessárias.
Presentes fora de hora
Geralmente, avôs, avós e outros familiares adoram dar presentes fora de época para as crianças. Nessa hora, as mães podem entrar em ação e explicar que presentes fora de hora devem ter limites. Vale negociar a quantidade de mimos ou até mesmo o preço deles. E procure não envolver seu filho nessas conversas de gente grande.
Pense nos gastos do dia a dia
Verificar os melhores preços para fazer as compras do mês, do transporteque leva o seu filho para a escola, do combustível para o carro, entre vários outros gastos do dia a dia. Levar lancheira ou comer na cantina da escola? É só colocar no papel, comparar e ver o que compensa mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário